Morte de 3 dirigentes da Bancoop em Petrolina. (Malheiro, Alessandro, Marcelo)- 12/11/04

Morte de 3 dirigentes da Bancoop em Petrolina. (Malheiro, Alessandro, Marcelo)- 12/11/04

Promotoria vai investigar morte de ex-presidente da Bancoop

Mensagem Fórum Vitimas Bancoop em Qua Nov 04 2009, 07:10
Promotoria vai investigar morte de ex-presidente da Bancoop
Extraído de: Folha Online – 09 de Junho de 2008

O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para investigar a morte do ex-presidente da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo) Luís Eduardo Malheiro, vítima de um acidente de carro em 12 de novembro de 2004 em Petrolina (PE). O acidente ocorreu quando Luís Eduardo voltava de um encontro com políticos do PT.
Links Patrocinados

A Promotoria já investiga um esquema de desvio de recursos da Bancoop que teria beneficiado campanhas eleitorais do PT e diretores da cooperativa. A fraude teria prejudicado cerca de 3.000 mil mutuários da entidade e causado um rombo financeiro de aproximadamente R$ 100 milhões.

O promotor José Carlos Blat disse que vai investigar o caso a pedido do irmão de Luís Eduardo, Hélio Malheiro, que em depoimento à Promotoria confirmou o esquema de desvio de recursos e o uso político da cooperativa.

Segundo Blat, Hélio disse que não está convencido da morte do irmão e que o acidente ocorreu de forma “bastante estranha”. Antes de morrer, Luís Eduardo teria sido alertado por um segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reforçar sua segurança pessoal. O alerta teria sido feito logo após a morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), assassinado em janeiro de 2002.

“Vou tomar as providências [para investigar o crime], porque são circunstâncias inusitadas e estranhas. Mas isso não quer dizer que há relação direta [entre a morte de Luís Eduardo e as denúncias de desvio da cooperativa]. Seria uma acusação prematura. Nós vamos apurar e, se existir algo, a investigação será ampliada. É uma solicitação bastante justa”, afirmou o promotor.

No depoimento, Hélio também admitiu que suas contas bancárias foram utilizadas “de maneira indevida” para receber recursos desviados da Bancoop. Ele também afirmou que o dinheiro teria sido usado para financiar as campanhas do PT em 2002 e 2004.

Esclarecimento

A convite do líder do PSDB na Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Samuel Moreira, Blat vai explicar amanhã as investigações do caso Bancoop na Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Casa.

O promotor disse que o inquérito criminal sobre a cooperativa apura os crimes de apropriação indébita, estelionato, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Além de Blat, o tucano também convidou o presidente da Bancoop, João Vaccari Neto, suplente do senador Aloísio Mercadante (PT-SP) . A sessão está marcada para as 15h30.

O Ministério Público investiga os supostos desvios de recursos da Bancoop desde junho do ano passado, mas somente em março deste ano descobriu a relação política da Bancoop com o PT por meio do depoimento de um empreiteiro que prestava serviços à cooperativa.

Segundo a denúncia, dirigentes da cooperativa teriam criado empresas fantasmas que prestavam serviços superfaturados e faziam doações não contabilizadas ao PT. Para Blat, há indícios de caixa dois, uma vez que os recursos repassados ao partido não constam dos registrados da Justiça Eleitoral.

O PT e a Bancoop negam as suspeitas levantadas pela Promotoria. O presidente do PT, Ricardo Berzoini, disse na ocasião da denúncia que o PT não tem conhecimento das supostas doações da Bancoop. Já a cooperativa argumenta que não houve contribuição à campanhas políticas.

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/21181/promotoria-vai-investigar-morte-de-ex-presidente-da-bancoop

Anúncios

About Verdades Bancoop

VITIMAS DA BANCOOP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: